Governo do Ceará

Telefones úteis

Rede Social

  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
  • photos/123957969@N07/sets/
  • seduc_ceara
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Notícias

DAI 2019-2020: Programa de Aperfeiçoamento Para Professores de Inglês nos EUA

DAI 2019-2020: programa de aperfeiçoamento para professores de inglês nos EUA

 

O Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers – DAI) é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos que oferece oportunidade para que professores do ensino médio da rede pública de diversos países participem em um curso de aperfeiçoamento em semestre acadêmico em uma universidade norte-americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e também no uso de tecnologias em educação.

 

No Brasil, a seleção e organização do programa é feita pela Fulbright em parceria com as secretarias estaduais de educação. O programa acontecerá entre os meses de janeiro e maio de 2020 e incluirá também um estágio supervisionado em uma escola de ensino médio para que os participantes no DAI possam interagir/praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.

 

No Ceará, a seleção se deu, incialmente através da Secretaria de Educação, em que professores de língua inglesa apresentaram projetos que poderiam ser desenvolvidos após o retorno do intercâmbio. Após a escolha estadual de quatro projetos, os professores fizeram a prova de inglês TOEFL, cuja nota serviu para selecionar os 30 finalistas do país. A próxima fase se deu via Skype, em que consultores da Fulbright fizeram entrevistas e analisaram um vídeo em inglês sobre o projeto que os candidatos pretendiam desenvolver. A fase nacional concluiu com 7 candidatos brasileiros enviados para a fase internacional. Além do Brasil, também participarão do programa professores do Reino Unido, Grécia, México, Marrocos, Bangladesh, Israel, Indonésia, Índia, Finlândia, Singapura, Taiwan, Botsuana, Nova Zelândia, Senegal e das Filipinas.

 

No início de setembro, o resultado saiu e 4 brasileiros foram finalistas do Programa. Dentre eles, o professor Rildo Reis, atualmente lotado na Escola de Educação Profissional Maria Giselda Coelho Teixeira, de Palmácia (Crede 08). O professor já desenvolve um projeto de aprendizagem da língua inglesa através da cooperação e ludicidade. Atualmente, o projeto encontra-se na fase de disseminação e os estudantes estão atuando em escolas de ensino fundamental, igrejas e comunidades. A intenção do professor durante o programa DAI é aprender mais sobre a cooperação no ensino de línguas e, ao retornar, expandir ainda mais o projeto com a criação do Núcleo de Aprendizagem Cooperativa da Língua Inglesa. Para o professor, que já viajou diversos países, estudar em uma universidade estrangeira é uma das melhores formas de criar laços globais.

 

A universidade norteamericana que receberá o professor cearense é a Syracuse University, na cidade de Syracuse, no estado de Nova Iorque. A rotina de preparação começou com o envio de documentos e resultados de exames médicos. De 9 a 10 de dezembro os professores brasileiros participarão em Brasília das orientações pré-partida e da retirada de visto J-, que permite a estada nos EUA para estudos.

 

 

IMG 20190727 080500632

Rildo Reis

Calendário

Dezembro 2019
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4

8ª CREDE - Baturité - Av. Francisco Braga Filho, nº 1015 - Conselheiro Estelita, Baturité/Ce - CEP: 62.760-000 | Fone: (85) 3347.4242

© 2009 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados