Governo do Ceará

Telefones úteis

Rede Social

  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
  • photos/123957969@N07/sets/
  • seduc_ceara
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

As Secretarias da Educação e da Saúde elaboraram uma nota conjunta com recomendações que devem ser adotadas nas unidades de ensino da rede pública estadual para prevenção ao coronavírus (Covid-19)

Ampliação-definitiva-2

 

 

As Secretarias da Educação e da Saúde elaboraram uma nota conjunta com recomendações que devem ser adotadas nas unidades de ensino da rede pública estadual para prevenção ao coronavírus (Covid-19). As orientações vão desde o ato de lavar as mãos até o desenvolvimento de atividades educativas que contribuam para a mobilização e engajamento de toda a comunidade escolar na prevenção ao vírus.

 

A nota esclarece que as escolas e os Centros Cearenses de Idiomas da rede pública estadual de ensino devem continuar suas atividades normalmente. Na ocorrência de qualquer mudança no cenário epidemiológico, que justifique a adoção de outras medidas de prevenção e controle dirigidas à comunidade escolar, haverá divulgação, em tempo hábil.

Trabalhar pedagogicamente este contexto é fundamental para que os estudantes se apropriem dos conceitos e conheçam como podem ser agentes multiplicadores sobre a prevenção ao Coronavírus junto aos amigos, às famílias e à comunidade onde vivem.

 

A Secretaria da Saúde segue todas as recomendações do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a contenção do novo coronavírus no Estado. A população pode se informar sobre a doença, conhecer os sintomas e dicas de prevenção no site e nas redes socais da Sesa.

 

Todos os dias, a Secretaria da Saúde divulga o boletim epidemiológico do Covid-19. O documento atualiza informações sobre o número de casos suspeitos e descartados, fluxo de atendimento e outras orientações. Até 12 de março, o Ceará notificou 82 casos. Destes, 62 foram descartados e 20 estão em investigação.

 

Confira a nota na íntegra:

As Secretarias da Educação e da Saúde recomendam medidas às unidades escolares com o objetivo de prevenir a transmissão do coronavírus (COVID-19). Essas recomendações são relevantes, tendo em vista que as escolas são ambientes fechados, com grande número de pessoas e com realização frequente de atividades coletivas.

 

Esse novo vírus é um agente relacionado a infecções respiratórias, que podem apresentar um quadro semelhante às demais síndromes gripais. A transmissão ocorre por meio da entrada pelas vias respiratórias, pelo contato com gotículas de secreções (muco nasal, por exemplo). Isso pode acontecer por meio de contato direto com as secreções da pessoa infectada, pela tosse ou espirro, ou de forma indireta, pelo contato com superfícies contaminadas, levando as partículas ao nariz ou à boca através das mãos.

 

Medidas Institucionais

– Levar ao conhecimento do corpo docente, funcionários, estudantes e comunidade escolar as orientações contidas neste comunicado, visando a mobilização de todos para as ações de prevenção;

– Promover a leitura coletiva em todas as turmas da escola das recomendações da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), anexadas a este comunicado;

– Promover atividades educativas sobre higiene de mãos e etiqueta respiratória (conjunto de medidas comportamentais que devem ser tomadas ao tossir ou espirrar);

– Estimular a higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool 70%;

– Realizar a limpeza e desinfecção das superfícies das salas de aula e demais espaços da escola (classes, cadeiras, mesas, aparelhos, bebedouros e equipamentos de educação física) após o uso. Preconiza-se a limpeza das superfícies, com detergente neutro, seguida de desinfecção (álcool 70% ou hipoclorito de sódio);

– Evitar compartilhamento de copos e vasilhas;

– Estimular o uso de recipientes individuais para o consumo de água, evitando o contato direto da boca com as torneiras dos bebedouros;

– Manter os ambientes arejados por ventilação natural (portas e janelas abertas);

– Evitar atividades, da própria escola ou de instituições que solicitem cessão do espaço escolar, que envolvam grandes aglomerações em ambientes fechados, durante o período de circulação dos agentes causadores de síndromes gripais, como o novo coronavírus (COVID-19);

– Manter a atenção para indivíduos (estudantes e profissionais) que apresentem febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza etc.). Orientar a procura por atendimento em serviço de saúde e, conforme recomendação médica, manter afastamento das atividades;

– Comunicar às autoridades sanitárias, às respectivas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e às Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), bem como à Ouvidoria da Secretaria da Educação (telefone: 85 3101 3911), sobre a ocorrência de suspeita de caso(s) de infecção pelo novo coronavírus (COVID-19).

 

A Secretaria da Saúde do Ceará mantém a vigilância ativa da circulação dos vírus respiratórios, através do monitoramento constante da situação epidemiológica, gerando boletins e notas técnicas para orientação dos serviços de saúde, dos demais setores e da população.

 

As escolas e os Centros Cearenses de Idiomas da rede pública estadual de ensino devem continuar suas atividades normalmente. Na ocorrência de qualquer mudança no cenário epidemiológico, que justifique a adoção de outras medidas de prevenção e controle dirigidas à comunidade escolar, haverá divulgação, em tempo hábil, através dos veículos oficiais de comunicação.

 

A Secretaria da Educação reforça a importância do engajamento de toda a comunidade escolar neste processo de prevenção ao COVID-19. Ressaltamos também que é importante ter cautela para evitar estigmatizar estudantes e funcionários que possam vir a ter exposição ao vírus.

 

Trabalhar pedagogicamente este contexto é fundamental para que os estudantes se apropriem dos conceitos e conheçam como podem ser agentes multiplicadores sobre a prevenção ao Coronavírus junto aos amigos, às famílias e à comunidade onde vivem.

 

Outras informações também podem ser obtidas nos canais de comunicação da Secretaria da Saúde: telefones 85 3219 5973 / 3219 8582 / 98439 0422 (todos os dias, de 7h às 19h) e pelo site www.saude.ce.gov.br/ . A Secretaria da Educação permanece à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais.

 

 

Informações sobre o Covid-19

 

 

Fonte: https://www.seduc.ce.gov.br/2020/03/13/secretarias-da-educacao-e-da-saude-emitem-recomendacoes-sobre-prevencao-ao-coronavirus-nas-escolas-publicas-estaduais/

 

Calendário

Abril 2020
D S T Q Q S S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2

8ª CREDE - Baturité - Av. Francisco Braga Filho, nº 1015 - Conselheiro Estelita, Baturité/Ce - CEP: 62.760-000 | Fone: (85) 3347.4242

© 2009 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados